13 maio, 2008

software



Achei interessante fazer um post sobre software, afinal de contas foi isso que me trouxe até aqui, e me levou por muitos lugares nesse mundo. Tudo começou quando um amigo meu teve que vir morar em nossa casa por alguns meses, pois o pai dele havia sido transferido e ele iria ficar lá em casa até as aulas terminarem. Pois bem, esse cara era meio geek (heim Marcio :) já naquela época, nos idos de 1987, o cara tinha um TK80x, um daqueles computadores que vc ligava na TV, lembro que ele fazia uns programinhas bem simples, mas bacanas, tipo fazer uma figura se movimentar na tela, ele dizia que era a figura de um cachorro, mas precisava de muita imaginação para ver isso :) Bom, o grande amigo se foi embora quando acabaram as aulas, e eu fiquei sem computador e sem o grande amigo. No ano seguinte fui estudar em Curitiba, e começei a procurar o tal de computador para vender, até que um dia achei um Apple II Plus para vender, e depois de infernizar os meus pais, acabei tendo a verba para fazer a aquisição, era um computador usado, não tinha monitor, tinha que ligar na TV tbem, não tinha driver para disquette, basicamente, nao fazia nada, era vazio, tinha somente o sistema operacional chamado CPM. Nas férias aproveitei para fussar, comprei umas revistas (não de sacanagem) e começei a digitar os programas, mas era um martírio, digitar tudo aquilo, linhas e linhas de código basic, sem ter muito a noção do que se estava fazendo, e no final mandar rodar e ter a linda mensagem de erro: SYNTAX ERROR aaaaahhh, o que é isso ???... então repassar linha por linha do programa na revista e no "monitor" (TV emprestada da cozinha :) , depois de tanto procurar, finalmente o programa rodava... normalmente não fazia muita coisa, mas posso dizer que assistir o filme Jogos de Guerra dava uma inspiração para tentar invadir o P. e. nta-gono ( escrito assim para o carnivore dos americanos não achar que estou querendo invadir mesmo e tirarem meu blog do ar) , mas não tinhamos internet naquela época, um belo dia vi numa revista um carinha gravando os programas em fita K7, aha, tentei MUITAS vezes, mas a porcaria só gravava, na hora de ler ERROR, dureza... lembra disso Marco?
Bom os anos se passaram o Apple passou para meu tio que ganhou dinheiro fazendo contabilidade com o computador, que estava turbinado, com driver de disquete, placa de video de 80 colunas e 128K de memória,... pode... 128 K, hoje a porcaria tem 1GIGA e não roda direito os programas, uhm, acho que algo foi perdido na tradução (lost in translation). Ainda tive contato com algumas coisas diferentes naquela época, como o 'Amiga' e o umas versões novas do Apple. Bom, para encurtar a história, entrei na faculdade de Informática e mais uma vez de volta ao mundo da tecnhologia, aprender a programar em Pascal e C em um XT da Positivo Informática (maquina do paraguay com adesivo da Positivo) quem diria heim, os caras tão faturando. Enfim, já programei muito, em Basic, Pascal, C, C++, DbaseIV(achava show, muito fácil e prático), fazem 14 anos, graças a essa profissão pude trabalhar na Alemanha, USA, Brasil e agora aqui. Mãe e pai(4 anos sem vc, que saudades...), por terem fornecido a verba para comprar o Apple :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Está muito bom o seu blog filho...aproveite a escrever ...logo as crianças estarão por aí...foi-se o tempo!!!
Quanto ao Apple...foi os 150 mil cruzeiros...mais bem investidos...é só ver a kilometragem que vc já rodou... partindo do seu aprendizado com ele... fora o lucro que deu ao seu tio.
Tem um outro investimento que está lá no sótão...de um candidato a baterista...de alguém que queria ser um Hendrix...mas tem chance ainda em ser um Hendrich ...o sucessor.
Um beijo...e se cuide com o frio...o aquecimento global vai chegar quando vc não estiver mais aí...
mãe

Anônimo disse...

...assim como neste pensamento ... a sua busca:

Os ideais são como as estrelas,
Nunca as alcançamos.
Mas, como os marinheiros
em alto mar,
traçamos nossos caminhos,
seguindo-as.

J.P.Sartre