22 junho, 2008

Almoço de Domingo e já tevi para a semana





A receita desta semana é bem boa, nada de muito diferente, porém o único problema no Brasil vai ser achar a costela de carneiro cortada como eles cortam aqui. Tortellini e costelinhas de carneiro com molho de tomate.
É simples, separe as ripas da costela da forma que fiquem estido filé, em um frigideira grande com tampa, coloque azeite de olive e esquente um pouco, não precisa ser muito, coloque as costelinhas sem tempero, nada, nem sal, tampe e deixe o fogo no médio.
O molho de tomate é simples, tire as sementes e a casca (se tiver com saco), pique em cubinhos. Pique meia cebola grande em cubinhos e moa umas 3 ou 4 cabeças de alho. Em uma panela não muito grande, coloque o azeite de oliva, doure a cebola e o alho, coloque os tomates em seguida, nessa altura a temperatura do azeite esta alta, mexa bem a mistura, coloque sal e pimenta, abaixe o fogo e mexa de vez enquando, deve cozinhar por uns 20 minutos... o certo seria cozinhar por mais tempo, e em fogo bem baixo, mas estava com fome :) enquanto isso as costelinhas devem estar bem douradas de um lado já, não torre senão ninguem come, fica seca. Abaixe bem o fogo da frigideira, tempere com sal e pimenta as costelas, deixe cozinhar por mais um pouco, uns de 3 a 5 minutos, o tempero é a gosto do cliente. Depois de 5 minutos desligue o fogo e vire as costelas, deixe a panela tampada. Vamos ver o molho de tomate, mexa um pouco, experimente o sal. Agora vamos ao Tortellini, o melhor é comprar um fresco em uma loja de massa, mas se não der pega um no mercadão do Zé mesmo, ferva uma panela de água com sal, ferva mesmo, bem quente, ai coloque a massa, deixe o gaz no máximo mesmo... cuidado que vai vazar agua pra tudo lado se a panela ficar fechada totalmente, aquela lambança no fogão... cozinhe por uns 10 minutos no máxino, não gosto de massa mole, tem que ser ao dente. Quande der os 10 minutos tire a massa.... ei não esqueça de mexer o molho de tomate... tire a massa e escorra no escorredor de macarrão, de um banho de água fria para fazer com a massa pare de cozinhar, senão vira aquela pasta grudada, depois da água fria, regue com azeite, de uma mechida para espalhar bem o azeite e reserve a massa. Vamos ao molho, tire as costelas da penela, deixe o óleo lá, pegue ... putz, esqueci, pique a outra metada da cebola, e umas cebolinhas... , agora ponha para dourar na frigideira, em seguida, pegue uma conchada de molho de tomate e ponha na frigideira, humm tá bão isso... deixe dourar um pouco com a cebola... coloque as costelas sobre o molho e desligue o fogo, deixe descançar um pouco, o molho de tomate deve estar pronto tbem.... acho que é isso, agora use sua criatividade e monte o prato.... bom apetite.

3 comentários:

Luzia disse...

WOW, sounds good!
E nóis aqui, passando a pão com hamburger....

Anônimo disse...

Oi Fabio,

no seu post anterior voce fala sobre a quantidade de homicidios em Calgary, algo em torno de 8 ou 9 não é????
Veja aqui em Pernambuco como está a coisa: acesse um site dedicado a esse assunto tão serio : www.pebodycount.com.br

Paulo Camargo

Anônimo disse...

tem muita comida nesse blog, cada vez que vejo fico passando vontade, qdo vc vem cozinhar aqui em atlanta?