30 junho, 2008

Escola mata a criatividade?

Isso eu já tinha certeza, ou vc é bom em matemática e ciências ou já era, vai ser um falido, um perdedor, não vai conseguir emprego, e toda aquela história que todo mundo escutou, lembro de uma vez que fui fazer uma aula de pintura, eu tinha uns 8 anos, pintei um quadro (bem legal) em algumas horas de aula ... na primeira aula, a professora disse para minha mãe, esse garoto é um artista... as pessoas pela própria educação que receberam, viam eu trabalhando de professor de Ed.Artística ou um daqueles loucos que vive só para a pintura, desenho, etc... aí a própria proteção da famíla entra em açao, sempre buscando que os filhos tenha sucesso.... mas como as coisas não acontecem por acaso, se eu tivesse sido pintor ou desenhista talez não tivesse a oportunidade de ter essa visão que tenho hoje, gosto do que faço, mas sempre me achei meio peixe fora d'agua no meio dos geeks, não sou bom em matemática, e nem tenho raciocínio muito rápido, mas o que me trouxe até aqui foram algumas qualidades que minha mente tem, abstração e pensamento analítico, ou seja capacidade de viajar na maionese (lembra Thales, no churrasco nós falando sobre os computadores que vc poderia usar, com telas projetadas no ar, isso em 1993, .... tamo quase lá)
Uma dica para quem tem filhos, existem vários tipos de inteligência, cinestésica, espacial, artística, lógica matemática, e outras (tem um livro sobre isso) a dica é o seguinte, identifique onde seu filho é bom naturalmente e incentive isso, que ele faça o que é mais natural para ele, vc sabe o que é (talvez tenha medo de admitir), olhe para ele com olhar crítico construtivista, identifique o ou os pontos fortes, e manda bala, o cara vai ser fera e não vai sofrer tentando se encaixar no modelo industrial vigente.
aaaahhh, mas ele só quer saber de jogar CS, Maple, Call of duty, pois bem, veja se o cara é bom mesmo, bota ele num campeonato, incentive ele aprender o que se passa por traz dos jogos, como são construídos, quem sabe ele crie um .... mas não se esqueça que games são criados com o intuito de entreter e educar, mas.... com fortes apelos para que se crie o vício.
Enfim, para que entende Inglês, veja o video a seguir, vale a pena, o cara é fera:

Sir Ken Robinson: Do schools kill creativity?

Emprego no Canada



ó o negócio tá brabo por aqui, o custo de vida é de mata, não teve outro jeito senão arranjar um trampo part-time prá complementá a renda e pode sustentá a familia, o salário de pogramador não tá pagando bem.... Se vc pensa em vir para cá, pense duas vezes, é frio, é caro, não tem mamão papaya e a praia mais próxima fica ali no México.

27 junho, 2008

Encontrando uma empresa

Achei bem interessante o site do governo que tem o cadastro das empresas, da para fazer busca por tipo de atividade, por exemplo se vc quer empresas de software usa o código 541510, escolhe a cidade e a provincia e pronto, na busca avançada da para filtrar por numero de funcionários e até faturamento, muito interessante.
http://www.ic.gc.ca

22 junho, 2008

Almoço de Domingo e já tevi para a semana





A receita desta semana é bem boa, nada de muito diferente, porém o único problema no Brasil vai ser achar a costela de carneiro cortada como eles cortam aqui. Tortellini e costelinhas de carneiro com molho de tomate.
É simples, separe as ripas da costela da forma que fiquem estido filé, em um frigideira grande com tampa, coloque azeite de olive e esquente um pouco, não precisa ser muito, coloque as costelinhas sem tempero, nada, nem sal, tampe e deixe o fogo no médio.
O molho de tomate é simples, tire as sementes e a casca (se tiver com saco), pique em cubinhos. Pique meia cebola grande em cubinhos e moa umas 3 ou 4 cabeças de alho. Em uma panela não muito grande, coloque o azeite de oliva, doure a cebola e o alho, coloque os tomates em seguida, nessa altura a temperatura do azeite esta alta, mexa bem a mistura, coloque sal e pimenta, abaixe o fogo e mexa de vez enquando, deve cozinhar por uns 20 minutos... o certo seria cozinhar por mais tempo, e em fogo bem baixo, mas estava com fome :) enquanto isso as costelinhas devem estar bem douradas de um lado já, não torre senão ninguem come, fica seca. Abaixe bem o fogo da frigideira, tempere com sal e pimenta as costelas, deixe cozinhar por mais um pouco, uns de 3 a 5 minutos, o tempero é a gosto do cliente. Depois de 5 minutos desligue o fogo e vire as costelas, deixe a panela tampada. Vamos ver o molho de tomate, mexa um pouco, experimente o sal. Agora vamos ao Tortellini, o melhor é comprar um fresco em uma loja de massa, mas se não der pega um no mercadão do Zé mesmo, ferva uma panela de água com sal, ferva mesmo, bem quente, ai coloque a massa, deixe o gaz no máximo mesmo... cuidado que vai vazar agua pra tudo lado se a panela ficar fechada totalmente, aquela lambança no fogão... cozinhe por uns 10 minutos no máxino, não gosto de massa mole, tem que ser ao dente. Quande der os 10 minutos tire a massa.... ei não esqueça de mexer o molho de tomate... tire a massa e escorra no escorredor de macarrão, de um banho de água fria para fazer com a massa pare de cozinhar, senão vira aquela pasta grudada, depois da água fria, regue com azeite, de uma mechida para espalhar bem o azeite e reserve a massa. Vamos ao molho, tire as costelas da penela, deixe o óleo lá, pegue ... putz, esqueci, pique a outra metada da cebola, e umas cebolinhas... , agora ponha para dourar na frigideira, em seguida, pegue uma conchada de molho de tomate e ponha na frigideira, humm tá bão isso... deixe dourar um pouco com a cebola... coloque as costelas sobre o molho e desligue o fogo, deixe descançar um pouco, o molho de tomate deve estar pronto tbem.... acho que é isso, agora use sua criatividade e monte o prato.... bom apetite.

21 junho, 2008

O que tem de bom e não tão bom



Claro que bom e ruim são conceitos relativos a pessoa, assim como nem todos gostam de comida indiana ou mexicana, no Canada tem coisas boas e ruins, tudo depende do que vc esta buscando.
Aqui por exemplo não tem mamão para vender no mercado, muito menos papaya, isso bom ou ruim? Você pode viver com isso? Ou vai voltar para o Brasil para ter mamão? Para alguns isso é muito importante, pra outros essa falta é convívivel.
Aqui as pessoas não ficam batendo papo, elas falam menos e são mais reservadas, vc pode viver com isso?
Ir ao médico aqui como no USA é consulta de médico mesmo, ele não é teu amigo e não vai ficar batendo papo ou perguntando da sua vida, vai direto ao assunto, ir no médico ou ao dentista aqui não é uma atividade social como no Brasil para aqueles que podem pagar pela consulta.
Se vc não tem cartão de crédito vc não é gente, não adianta.
As casas custam uma fortuna e são feitas de drywall, plástico e madeira, não tem jeito.
Viver aqui é caro, precisa-se ter um bom emprego para poder viver bem. Empregada em casa, hahaha, só se for milionário, para os mortais normais, se faz tudo sozinho, roupa, comida, jardim, pintura, reforma, contratar alguem nem pensar.
Comprar remédio sério, tipo antibiótico, só com receita, não adianta explicar, vá no médico antes.
Se quiser comer comida de verdade, fresca todo dia, vai ter que cozinhar, além de ser caro, parece que tudo tem o mesmo gosto, ainda se salvam os restaurantes chineses, japoneses, thai, os fast foods, bom, sem comentário. Não tem buffet como no Brasil, salada, carne, massas, sobremesas, pelo menos eu não vi até agora, alguns chineses são estilo buffet.
Não adianta, almoço é só um lanche para a galera aqui, muitos comem na própria mesa de trabalho, um sanduba normalmente. O importante para eles é a janta.
Criança dos outros, amigos dos seus amigos, nunca toque, nunca mesmo,trate com respeito e fica na tua, senão eles podem processar vc por ascédio.
O índice de criminalidade daqui de Calgary é muito baixo, do começo do ano até agora foram registrados 8 ou 9 homicídios, a maioria relacionado com drogas.
Estão sendo feitos investimentos pesados na construção de estradas e um anel viário na cidade, coisa gigante.
A cidade esta crescendo muito, boas oportunidades de trabalho.
O povo é simpático, muito mais do em Curitiba e NY.
Ciclista tem que se comportar e seguir as mesmas regras de motoristas de carro, devem dar a preferência ao pedestre e obedecer sinais como PARE e sinaleiro vermelho.
Tá longe da praia de Floripa :( buaaá
Se vc pode viver com essas coisas, e outras, então blz, pode vir, tem trabalho e espaço para os bem qualificados.

20 junho, 2008

Bateria

Poxa, já faz alguns anos que um dia tentei ser baterista, sou apaixonado por música, principalmente as de boa qualidade, qquer estilo, se for coisa boa e não for chata blz, nem sempre fui assim mas hoje sou... achei no YouTube um baterista que nunca tinha visto igual, assisti os videos e o cara é muito bom, fique embasbacado, um dia ele chega perto do Neil Pert, vale assistir, principalmente o video do Barbeiro de Sevilha e Simpons,
http://www.youtube.com/user/vadrum

Abraço a todos,

16 junho, 2008

2 meses de Canada

Dois meses na terra da última fronteira ao norte, foram 2 meses interessantes, com muitas aventuras e desventuras, já me sinto em casa, agora só falta adquirir o automóvel para iniciar a contribuição para com o efeito estufa... a ajudar a desencalhar a montanha de carros nos pátios das revendas, principalmente aquelas camiotenes V8 que fazem 1/2 kilometro com 1 litro de gasosa... tô passando longe dessas.
e parece que o dilúvio acabou, pelo menos por enquanto.

15 junho, 2008

Furto em supermercados em Calgary



Foi identificado o elemento que andava praticando furtos nos supermercados de Calgary, mais especificamente na região NW, o elemento é imigrante, e o pior..., é Brasileiro. O mais interessante era os itens que ele furtava, foram apenas dois itens e segundo ele, achou que eram de graça por isso pegava, imagine...
Pois é, no sábado estava com o Luiz, e ele me viu com a revista Auto Trader, a qual tem anuncios de carros para vender, e me perguntou:
- onde vc pegou isso?
- ali no mercado, bem na saída, é só pegar, já peguei outra vez
Para resumir a história, a tal revista é paga, 3.50 + taxas, nunca imaginei que teria que pagar por uma revista que esta na porta de saída do mercado, e pior, uma revista de carros para vender, ou seja, os caras já ganham no anúncio... enfim, o elemento esta recluso a sua ignorância...

Na quinta passada fui ao rodeio, a empresa estava patrocinando o evento e convidou os funcionários, foi show, entrada VIP, coquetel, cadeira próximas do 'potreiro', adorei, dei muita risada, é muito engraçado... não para os caras que estão no touro :) o mais engraçado é depois que o cowboy cai o touro tem que voltar para o cercado, então é aberta uma porta e o touro deveria voltar para dentro, tá mas e quando o bicho não quer voltar..., lá vem o cavaleiro, pocotó..pocotó... laça o bicho e ...puxa prá dentro do cercado, humm mas quem diz que o cavalo pode o peso do touro, uns touros simplesmente deitavam no chão e não queriam voltar, foi muito divertido, recomendo para quem quer dar muita gargalhada.

O fim de semana passou sem chover....

Boa semana a todos,

10 junho, 2008

Marvada carne



Fui no mercado, olhei o bife e resolvi comprar, tava bonito, então falei pro caboco que tava antendendo, me vê aquele bife bem vermelhinho... o cara pesou e perguntou se queria mais alguma coisa, disse que não, pois a grossura do bixo, pensei, vai dar para fazer uns 3 pelo menos, quando vi preço, virge, 8 dolares, 300 gramas, ta certo que é o tal de AAA triple A, enfim, vou levar, se for ruim azar meu. Como ja tinha comido um churrasco na casa do Luiz (por sinal show de bola) e a carne estava super macia, então mandei bala. Para combinar comprei arroz Basmatti, uns tomates e cebola.
No domingão fui para a cozinha, e não é querer falar nada mas ficou muito bom, a carne é de primerissima. Com tanto gado por aqui não podia ser diferente e com a fama que os Calgarianos são os mais carnívoros do mundo a carne tinha que ser boa.
Hoje foi dia de aventura, o pessoal do trabalho joga Hockey toda a terça e já me arranjaram um par de skates, capacete um 'stick' (taco), hoje fui ter a minha primeira lição... o cara que esta me incentivando foi professor de hockey um bom tempo então ele deve saber o que esta fazendo ... só eu que não tenho certeza ... jesuis, como se pode imaginar .... é liso, bem liso, bem difícil, e exige um físico, pernas principalmente. Caí apenas uma vez, de costas .... bammm, mas tomei gosto pelo esporte. O jogo dos caras é muito legal, certo que vou levar um ano para jogar hockey mas vou com certeza..... menos no gol. NÃO, não tem foto nem filminho do meu tombo...

06 junho, 2008

Uma semana off-line





Pois é, fiquei uma semana sem internet em casa, hoje consegui fazer a encrenca funcionar, depois de descobrir ligando na Telus que o IP do router tava na black list e restrito... tinha que ser modem da Siemens... agora imagine um Ford com sistema da Siemens instalado, virge, acho que não simpatizo muito com esses dois fabricantes... nada pessoal.
Fim de semana passada fui de carona com meus amigos Iratienses aqui de Calgary para uma cidadezinha aqui perto, chamada High River, uma cidade originalmente fundada pelos criadores de gado da região. Um lugar bem interessante, uma cidade pequena e simpática. Fico imaginando a 100 anos atraz os caras trabalhando com rebanho de gado no frio que faz aqui, os caras eram macho mesmo, para fechar fomos em um restaurante 'diner' estilo anos 50 chamado Evelyn's, onde até o pão é feito por eles, incluindo o sorvere e as tortas, muito bom MESMO.
Mesmo já tendo visto a construção de casas aqui na america do norte, assim mesmo fico impressionado como eles constroem, madeira, fibra de vidro, isopor, plástico PVC, tudo pré-pronto com tamanho padrão para quase tudo janela, porta, parede, teto, etc, é muito interessante como podem valer de 500 a 1Milhao de dolares ou mais, enfim para enfrentar o frio aqui tem que ser assim mesmo, penso que para a região sul do Brasil deveriamos fazer casas assim, problema seria fixar grades nas paredes de compensado...
Passamos a semana com sol, mas como hoje é sexta, o tempo fechou e choveu durante o dia, vamos ver amanhã se vai rolar um passeio.