28 abril, 2008

Calgary first walk





A primeira andada pela cidade. Saí do hotel e fui andando até o trem, que fica a uns 15 minutos da qui. O CTrain como eles chamam é bem bacana, simples, limpo e bem frequente, alguns detalhes, não esqueçam de apertar o botão de 'open door' do lado de fora para esta se abra para vc poder entrar, senão fica com cara de taxo olhando para a porta, isso tanto para entrar como para sair, outra coisa, compre o ticket não esqueça de validar na maquininha ao lado, isso é para se caso vc comprar tickets para outros dias, quando for usar, validar no dia.
A cidade no centro é bem legal, esta meio suja por causa do sal e das pedrinhas que são jogadas nas ruas para evitar que se forme gelo sobre o chão. A rua de pedestres deles me lembrou o centro de Curitiba. Entre as lojas e prédios exitem galerias e passagens que ligam umas as outras, acredito que isso no inverno se mostre bem útil :)
Não acreditei quando vi o rio que passa pelo centro da cidade, dá para ver o fundo do rio olhando de cida da ponte, não dá para acreditar que isso existe ainda.
A cidade esta em obras, aproveintam o tempo bom para mandar ver nas construções, que não são poucas nem pequenas. Na viagem de Vancouver para cá, passa-se pelas Montanhas Rochosas (Rocky Mountains), uma vista fantástica.

27 abril, 2008

Calgary


Cheguei em Calgary, ainda não deu para ter idéia da cidade, passei de carro pelo centro e por alguns bairros, e como nas outras cidades que visitei (tirando Victoria), ou caso vc more perto do trabalho, vai precisar de um veículo, sem dúvidas.
Fui andando até o shopping aqui perto do hotel, é pertinho umas 4 quadras (2Km), 20 minutos de andada, é logo alí... um E.T. andando na rua... me lembro quando passava de carro perto de casa em NY e via um cidadão andando, pensava... vixe, o cara tá andando ...

10 dias no Canada, fatos





Depois de 10 dias inteiros por aqui, vou tentar fazer um resumo do que tenho vivido. Cada cidade é muito diferente da outra, das 4 que visitei, cada uma tem seu jeito, sua característica, mas alguns pontos em comum:
- Todas tem muitos carros, acho que tem mais carro do que gente por aqui
- Acredito que mais de 50% da galera por aqui é imigrante
- O custo de vida é alto, independente da cidade,
- Todas precisam de investimento no sistema de transporte publico
- Tem comida para todo gosto
- Roupas são caras, pelo menos nos shoppings que fui
- O Canadense em geral é muito simpático e gente boa
- Os motoristas param para os pedestres
- Pode dirigir e falar no celular, apesar que algumas províncias já proibiram ou estão em vias de
- Cada província é como se fosse um país, são muito diferentes
- A beleza da Columbia Britânica é imbatível
- Eles tem muita infuência de hábitos, principalmente de consumo, americano
- Os bancos Canadenses não podem ser comprados por instituições estrangeiras, senão o HSBC já tinha feito a festa
- Quando vc recebe uma ligação no celular, vc também paga, não só quem esta ligando :?
- O serviço os aeroportos é bem organizado
- O peso máximo de suas malas para despachar em viagem de avião é 23Kg, e a partir de Junho, quem voa pela classe Tango ou Tango Plus (tarifas mais baratas) tem direito a despachar somente uma mala de 23Kg, se quiser levar mais uma, paga 25 doletas
- No avião se vc quiser comer lanchinho, leve dinheiro, tem que comprar, ou compre o voucher quando comprar o bilhete, em média 6 doletas
- Almoçar é relativamente barato, em torno de 10 dolares, mas pode contar entre 35 e 50 dolares para passar o dia, contando café, almoço, janta, transporte, e outras coisas como água
- Os hoteis tem internet sem fio, funciona bem em geral
- Em Vancouver, da para pagar o parquimentro ligando pelo celular
- Tem mais TimHortons (café e lanches rápidos, é barato) ... do que gente
- Muitas coisas ficam sujas, tipo mesas e banheiros, por que não tem gente para trabalhar
- Algumas lanchonetes (Burger King, McDonalds, TimHortons, Starbucks) fecharam por que o custo da mão de obra tornou inviável sua manutenção, cerca de 12 dolares a hora para o funcionário
- Os prédios são construidos, pelo menos os que eu vi, como no Brazil, com estrutura em concreto
- O povo nativo ganha um salário por mes do governo, sem precisar fazer nada, isso fez com que muitos se viciacem em jogo (cassino liberado) e alcolismo, alem de outros problemas
...

25 abril, 2008

Água e GMF


Então, por que tem algumas águas que são 1.99 o litro, outras 2.99, outras 4 e assim vai. Bom como no USA, aqui tem muita água de garrafa que é água do sistema público, ou seja, torneira, e essas são as mais baratas normalmente. Quando for comprar, e quiser tomar uma água mineral natural, leia atentamente o rótulo. Outra coisa, existem mercados de vendem alimentos organicos, frutas e verduras, mas muita coisa vem dos USA, e não esqueçam que 90% de todo o trigo, milho e soja deles é transgenica ou GMF (Genetic Modified Food), então se vc tem restrições em relação a isso, fique atento aos rótulos.

Vancouver à noite





A cidade não para, muita gente na rua, barzinhos, cafés, pubs, starbucks, etc. Muita gente jovem nas ruas, principalmente nas Robson x Burrard que é o local de encontro da moçada. Segundo meu amigo com qual jantei, que mora aqui a 3 anos, no verão fica mais legal, é 10 da noite e esta dia ainda.
É uma cidade jovem, com muita infuência norte americana, mas com um jeito particular de ser, com muito comércio de todo o tipo.
Hoje preciso ir lavar roupa, senão ...

24 abril, 2008

Sushi & Books




Hoje almoçei comida de verdade, sushi, em um restaurante chamando Mr.Sushi (bem criativo), aqui perto, comida honesta e boa com preço justo.
Então parti da li para mais uma andaça, apesar de estar meio quebradão de uma semana de pernadas, fui a luta. Passei na Chapters que é uma livraria aqui, meio parecida com a Barnes&Noble, mas com o detalhe de enfatizar a literatura produzida dentro do Canada, achei bem legal isso.
Acabei enrroscando na área de fotografia, fiquei lá lendo um pouco. Detalhe esse letreiro que tem dentro da loja, "The world needs more Canada", o mundo precisa de mais Canada. Interessante.

Richmond


Richmond é uma cidade vizinha a Vancouver, fui lá para conversar com um recrutador, fui de taxi e planejei voltar de transporte público.
Bom, o motorista do taxi não sabia usar o GPS, teve que procurar no mapa onde ficava o lugar, ligou para alguem enquanto dirigia, mas como ele falou em Munjabi, paracido com Indi, não consegui pescar quase nada, a não ser o nome da rua que ele falou, imagino que ele estava pedindo ajuda para algum amigo taxista :) ... com 15 minutos de atrazo chegamos no local, o cara era gente boa, mas perdidão!
humm.. volta, nem te conto, conversei com uma Sra que estava parada no ponto de õnibus e disse que queiria ir para o centro, ela me explicou direitinho, obrigado Sra desconhecida.
Entrei no bus, fui pagar... peguei a nota de 5 dólares e dei para o motorista... ele ficou olhando para mim e mostrou a máquina logo ao seu lado, fiquei procurando onde enfiar a nota... dã, não aceita notas, e eu só tinha 1 dolar e pouco em moedas, a Sra que tinha me ajudado tentou ver se tinha moedas para trocar minha nota, mas nada, mas uma outra Sra chinesa trocou para mim, obrigado a ela. Tá então agora vou pagar, perguntei para o motorista, tá qual tarifa é? disse que ia pegar o skytrain para o centro, ele disse 3,75, coloquei 4 dolares e fiquei esperando o troco.... dae meio embaraçado o motorista disse, desculpe mas essa máquina é terrível, não dá troco... pô.. 25 centavos para os cofres públicos. Ae o bus foi enchendo, enchendo.... caraca, 40 minutos até o trem, e eu precisado de ir ao banheiro, tava um revertério que dava para escutar... segura lá , cheguei no trem, mais 20 minutos, resolvi descer antes do ponto e gastar 10 dolares de taxi para não ter que passar em uma farmacia comprar fraldas...
É isso a aventura de Richmond até o centro de Vancouver, total 1:40 ... detalhe, assim como em Curitiba, vc paga um ticket dentro da zona que vc precisa se locomover e pode trocar de onibus e trem a vontade, detalhe, não tem catracas em lugar nenhum, só um aviso que vc só deve entrar nesta área de se tiver pago a passagem. :)

Victoria




Victoria é a capital da província de Columbia Britânica, a cidade como um todo tem cerca de 250 mil habitantes, a cidade mesmo uns 75 mil. Tive apenas algumas horas para andar pelo centro, não fui a nenhum lugar mais afastado, mas gostei muito, tem ruas largas, calçadas largas, povo simpático e muito educado.
É a sede do governo da província, por isso tem muitos negócios relacionados com ele, além de receber quase 4 milhões de turistas por ano. Achei interessante a ponte aerea que eles tem do centro de Victoria ao centro de Vancouver, via float plane, ou aqueles aviões que vemos nos filmes que são feitos mais aqui para o norte, muito legal, fiquei com vontade fazer, mas fica para a próxima, ao invés de 4 a 5 horas de onibus e balça, 35 minutos de vôo por 130 dólares.
Vou voltar para visitar a cidade com mais tempo, com certeza, pois tem muita coisa legal para ver, e sugiro que se vierem para Vancouver não deixem de vir até Victoria, acho que uns dois dias inteiros dá para conhecer bem.
Outra coisa, fui comer o tal de Pho, prato típico do Vietnã, muito bom, macarrão de arroz com legumes e carne, acompanhado por um rolinho primavera, MUITO diferente e muito melhor que o do ChinaInBox :)

23 abril, 2008

Viagem a Victoria




Então, acordei cedo, planejei pegar o bus das 7:30 na rodoviária...
Levantei arrumei as coisas e peguei um taxi até o bus depot da Pacific Coach (empresa de busão).
Frio, uns 4 graus, comprei um café (descafeinado) e um bagel(putz, tava com gosto de amanhecido) mas tava morrendo de fome... então com café desceu bem :)
A viagem até Victoria no total dá 4 horas e pouco, sendo 2 de bus, uma em Vancouver e uma em Victoria, e outra 1:45 +- de ferry. Tirando o tráfego incial dentro de Vancouver, no mais foi tranquilo.
O mais interessante é começar a entender como os canadenses (nativos) são, tem um senso de humor picante e sarcástico, olha essa do motorista... eu estava sentado logo na segunda fila (queria ver a cidade), vi que um china perguntou algo para o motorista e ele respondeu educadamente, depois perguntou se poderia sentar em qualquer lugar, então o nativo disse, "Sure, as long as you don't sit on anyone else", traduzindo, pode sentar onde quiser desde que não seja encima de ninguem, hahaha, o china não sabia onde enfiar a cara.
Bom, o ferry é show de bola... muito massa mesmo, tem elevador, loja, fliperama, restaurante, cafeteria, campo de golfe ... não isso não tem :) mas é muito grande.
Na ida subi até o deck 6 que fica para fora, mas tava um vento de torá as canela, fiquei só um pouquinho e desci logo para o aconchego quentinho do barco.
Olha essa do mané aqui, fiquei andando que nem uma barata pelo barco, uma hora estava andando e olhando para o lado, checando se as mesas de trabalho para laptop tinham lugar para plugar cabo de rede, .... DAE escutei um sorry, bem baixinho, continuei andando.... AAAIIII... puta merda, trombei com um velhinho japa de uns 100 anos, com metada do meu tamanho... quase derrubei o senhor... ele disse LOOK LOOK... (OLHA MANE TATÚ, presta atenção, olha prá frente quando anda...) não sabia o que fazer, a não ser pedir desculpas mil vezes ... e SUMIR... da sala, afinal quem não escutou o AAAIIII do velhinho....
Manchete no Diário de Victoria "VELHINHO ATROPELADO DENTRO DA BALSA" .... caraca meu... que merda que fiz.
Outra, dois casais de canadenses de 3ceira idade, o marido pergunta: onde vc quer sentar? ela: On the seats would be good!.... (nos bancos esta bom...) DÃAAh
Bom, cheguei vivo até centro da cidade de Victoria, que é sem comentários, LINDA, nunca vi coisa igual, muito BRITISH "thank god", limpisssissima, organizadissisima, prá se ter uma idéia, muitas ruas não tem sinal para pedestre, só uma faixa, pode cruzar a rua sem medo, TODOS PARAM. é show... mais nas cenas do próximo capítulo. see you then

Vancouver




Olá pessoal, não tinha conseguido atualizar o blog desde domingo, tava quebrado, 4 horas prá traz é bom por que ganhei tempo, mas o meu corpo, perdidão.
Vancouver é show, uma bela cidade, limpa, organizada, com um sistema de transporte público que inclui um metro (skytrain) e ônibus, e é claro MUITOS carros, mas nada tão terrível.
Andei muito, fui andando do hotel até o StanleyPark e voltei berando a baía, show de bola, um lugar lindo.
A cidade me parece bem boa para se morar, comprei o ticket para o dia e fiz a volta completa na rota do skytrain, desci em alguns pontos e andei pelas redondezas. Os bairros me pareceram todos muito similares, nenhuma discrepância muito acentuada. O mercado tem preços muito parecidos com o de Curitiba (trocando o dolar pelo real). O interessante é que existem muitos moradores de rua, parecem estarem meio alto, por causa da maria juana que acho que é meio comum pos essas bandas.
Estava parado em uma estação dando uma olhada no mapa do Skytrain para ver onde iria descer novamente, fiquei alí uns 2 a 3 minutos viajando na maionese, e nesse tempo um funcionário do Skytrain veio e pergunto se eu estava precisando de alguma ajuda... foi bem gente boa.
A paisagem aqui é muito show, a cidade fica entre montanhas, que ainda tem neve, tem muitos parques e é claro pessoas do mundo todo, com vários sotaques diferentes.
Como a cidade vai ser sede dos jogos olimpicos de inverno em 2010, existem muitas coisas sendo renovada, tão investindo pesado. A área de cidade que estou me lembrou muito meu bairro em Curitiba, é claro com um upgrade :)
Próximo post sobre a viagem à Victoria, a capital da Columbia Britânica.

20 abril, 2008

Dicas


-Não compre mapas, tem nos aeroportos.
-Compre um SIM card pela internet e mande entragar ai no Brazil antes de vir, funciona. Escolha a cidade para qual vai e pronto, veja www.telestial.com comprei um da Rogers. Não esqueça, aqui quem recebe tbem paga, se tiver no roaming... vixe
-Coloque os liquidos da bagagem de mão em sacos ZipLock.
-Tragam cartão de crédito.
-Reservem hotel pela internet, é bem mais barato. Uma boa cadeia é o www.choicehotels.com
-Façam o cartão de milhas da AirCanada, caso venham por ela.
-Cadastrem o curriculo nos sites Workopolis, Working.ca, HotJobs, Dice e Monster.ca
-Participem de uma JobFair virtual www.careerdoor.com.
-Tragam laptop com wireless, se precisarem de qquer coisa em Toronto, www.laptopcentre.ca, falem com o Zack, gente fina.
-Quem tem tendência a hipertireoidismo, preste atenção, pois Canada é um dos países como o USA que as comidas tem iodo adicionado, não só no sal como no Brazil.
-Os alimentos aqui são mais caloricos que no BRazil, então coma metade da porção que esta acostumado, senão...
-Tome suco de CRAMBERRY :) e GingerAle.
-Coma poppy baggel tostado com cream cheese no TimHortons.
-Loonie = moeda de 1 dolar, Toonie = moeda de 2 dolares
-Não esqueçam do TIP

Erros de português e Inglês

Sim, tenho corretor ortográfico, mas estou escrevendo muito rápido para poder manter esse blog atualizado, então se encontrar erros, me avisem que corrijo.

Vancouver to go



Antes de falar da ida para Vancouver, vou resumir o que achei de Toronto desses 3 dias de pernadas, muita mesmo. Para quem quer morar bem e em casa, vai precisar ir para o subúrbio, tem tráfego, tem muita gente, é uma cidade relativamente cara. Acho que aqui se aplica a regra de São Paulo, a sua qualidade de vida é inversamente proporcional a distância que vc reside do trabalho, se é longe e vai precisar dirigir, então se prepare, como dizem os torontians, as estradas não são Express Ways são Park Ways (opinião de uma conhecida que mora a 20 anos aqui). Mas cada um é cada um...

Domingo, sol, voar para Vancouver. Ida até o aerporto de Express bus (link ao lado), sem stress. Não vou poupar elogios ao aeroporto de Toronto, é muito organizado, fácil de se encotrar o que procura, flui muito bem, check-in automático, só colocar o cartão Aeroplan ou seu nome e pronto, sai o bilhete, ai é só entrar na fila para despachar a bagagem. Detalhe, vôo doméstico, duas bagagens de até 23Kg,... uma das minhas passou um pouco, mas o Sr. foi gente boa e deixou ir embora. Detalhe, somente pediram documento para mim na entrada do avião, antes não.

Outro detalhe, quando for embarcar no Brasil, não esqueçam, líquidos na bagagem de mão devem estar dentro do pacotinho zip lock, QUE NÃO É FORNECIDO SE VC NÃO PEDIR NO BALÇÃO DA COMPANIA, diferente daqui, que antes de vc entrar na área de raio-x, lhe entregam os pacotinhos e explicam o porque... no caso o mané aqui, que não sabia disso, no Brazil, tive que jogar tudo que trazia na bagagem de mão que era liquido, no LIXO, pois só fiquei sabendo disso DEPOIS DE PASSAR O RAIO-X, e para não ter que voltar lá no balcão da AirCanada e enfrentar a fila tudo de novo, achei que não compensava fazer isso, que Z..NA

Oakville e subúrbios


Fui no sábado mesmo, dar uma conferida nos subúrbios. Claro que tive que escolher um lado para ir, pois a GTA (Great Toronto Área) é enorme. Fui para o lado oeste, na linha LakeShore West, andei cerca de 40 minutos de GOTransit.

O clima da cidade muda, se caísse ali de para-quedas ia achar que estava em LongIsland perto de casa. Alguns lugares que me parecem legais e não tão longe do centro são Port Credit e arredores. Dica, o que indica se um bairro é bom, é a qualidade das escolas da região, para Toronto, o School Board District tem uma classificação para cada escola. Outra coisa é se tem transporte de qualidade, como trens e ônibus, e se o acesso ao centro de carro é fácil, e é claro o indice de violência por habitantes.

Chinatown


Vale a visita, mas não tem nada de mais, é relativamente pequena, mas se não tiver mais nada para fazer e quiser comprar coisas falsificadas, vai em frente.

Toronto HarbourFront



O lugar é show, uma sensação paz fora de sério, um silêncio, show de bola, consegui sentir o Canadá de verdade pela primeira vez, até agora nada mais que uma cidade grande de primeiro mundo, cosmopolita, que fala e tem hábitos norte americanos, mas são mais simpáticos.

Almoço ”Lunch Time”, na andança por lá achei um shopping, o primeiro que entrei. Algumas lojas de roupa, brinquedo, um mercado, tudo bem limpinho e organizado. Fui então procurar o restaurante, .... achei um China, com aparência de restaurante de rico, perguntei preço, que ficou em 17 dolares com gorgeta (NÃO ESQUEÇAM DISSO), comida muito boa, comparada com o que já comi. 90% dos clientes eram china, os caras vão dominar o mundo, como já dizia Peter Drucker.

Baseball game, bete ombro?



Continuei minha andança em direção ao lago, e no meio do caminho olhei para aquele estádio de baseball GIGANTE, e vi no luminoso “SATURDAY GAME”, opa, hoje é sábado, vou ver quanto custa uma entrada..... disse para o vendedor que nunca tinha vindo ali e que muito menos sabia como se jogava aquele beteombro de primeiro mundo (já vi alguns jogos na TV) sei que tem que fazer o tal de Home Run, que isso é bom, resumindo, 11 dolares, um lugar bem no alto e atrás da base, muito bom. Assisti uns 30 minutos de jogo, vi 2 home runs de um tal de Rios do Toronto BlueJays contra o DetroitEagles, foi muito show. O estádio é espetacular, abre é fecha o teto, tem uma acústica fenomenal, melhor que o da TV lá em casa, um telão de LCD GIGANTE, tem restaurantes, banheiros, e lojas, tudo prático e fácil, realmente uma experiência show. Detalhe, é uma atividade para todos, família com crianças de colo, casais, fãs loucos, senhoras idosas, todos vão, achei isso fantástico.

Agora tenho que aprender as regras disso e do hockey, afinal os caras são loucos por isso, para pelo menos poder começar assunto....

Sai do jogo e comprei um famoso hotdog de rua, que troço BAO, mesmo.


CN Tower a visita


Acordei sábado pela manhã meio sem saber o que fazer,o estava bonito, então tomei meu café da manhã, uma banana e um meio bagel do dia anterior, e saí. Decidi no caminho que iria até o lago Ontário, que ficava a algumas quadras ao sul, no meio do caminho estava passando pela CN Tower, cuja qual estava me enrolando para visitar, devida a altura J, mas resolvi entrar, comprei o ticket que dava direito a ir até o skypod (parte mais alta da torre) ... meio loco eu... na entrada tinham duas filas, uma para ir pela escada e outra pelo elevador, como estava de bermuda e camiseta a moça nem olhou no meu ticket e mandou pela fila da direita e nem percebi que era para a escada, pois naquele dia estava acontecendo um evento, se é que podemos chamar de evento, o qual a galera sobe pela escada para ajudar a WWF, desculpe a ignorância, mas não sei no isso ajuda os animaizinhos em extinção (vou pesquisar).... esses insanos sobem 143 andares, pela escada, ainda não tenho condições físicas de fazer isso, mas um dia vou... , quando o segurança viu que eu tinha um ticket e não estava com o adesivo do evento colado na camiseta, me mandou voltar e ir pelo elevador, nem precisou falar duas vezes.

Entramos no elevador, LINK, o troço é muito rápido, 58 segundos para ser mais exato até o topo. Fiquei impressionado com o tamanho do lugar lá em cima, tem um restaurante, e algumas lanchonetes, a vista, sem comentários, só indo para saber. Ahh, tem a parte que o chão é de vidro e uma que dá para sair para fora, o vento lá em cima é impressionante, tinha uns tentando voar, no inverno deve ser MUITO frio lá.

Ta, então agora vamos ao tal de skypod, depois de umas andanças pelo lugar achei o elevador que ia até lá em cima. Dei o ticket para a moça e fui até o elevador, que era pequeno e eu sozinho lá dentro, virge... voltei e perguntei para a moça, como é..., tem que dirigir isso sozinho? Era óbvio que não, ela logo veio, subimos, subimos.... lá em cima é que deu um frio na barriga da perna e um na espinha tbem, o lugar é muito menor que o abaixo, a parte exterior é toda de vidro, foi punk, mas dei uma volta, tirei a fotos e tratei de tirar o time, não estava muito confortável... cagão, se eu tivesse asa acho que não iria ter medo.

A descida..., com toda aquela galera subindo pela escada, tava uma fuáfa de suor no saguão para descer que nem te conto, esperei uns 20 minutos na fila para descer, até que um japa loco do meu lado falou para a namorada... hoje era um dia bom para acontecer uma tragédia aqui, .... e perguntou, para a moça que trabalha lá, quanto isso agüenta de peso??, tem uma galera aqui,.... pensei vou descer logo,... vamo fila, vamo


18 abril, 2008

WI-FI - hotspot security


Se vc navega na internet sem fio em um restaurante , hotel, biblioteca ou café e ninguem lhe forneceu senha para vc acessar a rede e a rede esta como 'Unsecured' , entao inevitavelmente vc esta andando pelado na rede... sem privacidade, fiquei alguns dias sem checar meus emails pois os hotspots que achei eram publicos, então usei só para navegar e usar o Skype (que possue um nivel bom de segurança, mas não mande numeros de cartões de créditos ou coisas importantes), alias,por email isso nunca deveria ser feito. Então depois de andar pela web por horas a fio, encontrei um software que estabelece uma VPN(rede privada) entre seu navegador e os servidores desta empresa, como nada neste mundo e de graça... em troca de sua privacidade eles colocam um banner em cada página que vc visita, então se vc estiver disposto a tolerar isso, aqui vai: http://anchorfree.com/downloads/hotspot-shield/
Colegas leitores do blog que são mais letrados em segurança, por favor deixem seus comentários, por hora o cara parace funcionar.

Social Insurance Number


Todo trabalhador precisa desse numero, e depois de minha esposa me dar a dica, resolvi ir até a prefeitura tirar o meu, achei que iria fazer isso só depois que tivesse definido a cidade que irei morar, achei que só podia ser tirado na cidade que se reside, mas não, em qquer Service Canada pode ser feito, só levar o passaporte e o Confirmation of Permanent Residence. Também achei que iria ficar umas 2 horas na fila, mas no total do tempo de espera e preenchimento do formulário, não deu 10 minutos, e já saí como número definitivo. Que maravilha!

Yonge


Younge street com Bloor, pode ser considerado o Timez Square de NY ou a Paulista de SP, ou a Boca Maldita de Curitiba, tomando as devidas proporções é claro...., é o centro financeiro do Canada, muitas empresas tem escritório na região, fui até lá andando, almoçei em um restaurante de cozinha de Nepal, que é parecida com Indiana, arroz Basmati ... humm... tandoori chicken, e outras... vou ver o resultado amanhã... mas estava muito bom, recomendo http://www.kathmandurestaurant.ca/

Banana, maçã e mendigos


Cara, tava precisado comer umas frutas, então como já estou no centro da cidade, não mais no hotel perto do aeroporto... fui em busca de um mercadinho para comprar frutas, depois de muito andar, achei uma grocery store que tinha banana e maça, então... 4 bananas, 2 maças, 5 doletas... é caro se comparado com o Brazil, mas tem que levar em consideração que aqui até os mendigos falam inglês..... sim, mendigos, moradores de rua, pessoas que quebraram financeiramente, coisa que é aqui é muito fácil acontecer, no caso do Canada, menos... porém essa tendência parece estar acontecendo aqui tbem, no Brazil tbem, pois a classe C antes sem acesso ao crédito não podia adquirir passivos, e agora as Casas Bahia, Losango e outras estão focando em facilitar o crédito.... logo, um país com crédito fácil, é um país que oferece um risco alto de falência de pessoa física, coisa que existe aqui e que logo precisará ser criado no Brazil.
Quem puder assistir o filme Dick&Jane e ler o livro Pai Rico, Pai Pobre (mesmo que o escritor seja uma farça ficando rico contando uma estória não tão veridica assim...) mas as lições são válidas.

Como é Toronto





Humm, conhece NY, já foi no Zoologico???
Bom, é menor que NY, mas não tanto, cara, mas não tanto, limpa... em termos sim, pessoas mais amistosas, em relação a NY e Curitiba, nossa, muito mais
... tem muita gente jovem e gente bonita, é uma cidade cosmopolita em transformação, muitas construções novas, prédios modernos misturado com muitas construções já pra lá de bagdá...

Tem presença forte do governo por possuir muitas embaixaidas e divisões do governo de Ontario.

As ruas princiais são largas em contrapartida com as transversais que parecem de cidade pequena, tem resturante de todo tipo de comida, Vietna, Nepal, Japao, Turkia.... etc

Aleluia.... aqui, como em qquer pais que tem o transito civilizado, quem tem a preferência é o pedestre, show, com isso não tinha conseguido me desacostumar no Brazil. Na região onde estou, King x Widmer, tem muitos bares e a noite parece ser agitada....

Café da manhã


Virje, o tal de Intercontinental Breakfest, pelo nome parece algo de outro continente.... bom, os itens eram, pão, pasta de amendoim, geléia de morango, muffins, suco e café... o legal foi usar uma torradeira tamanho família, onde vc colocar as fatias de pão e eles passeiam em uma grelha automática por cima de uma resistência (que por acaso esta MUITO quente) e caem de volta para o usuário prontas para serem degustadas.... sem muitas opções, frutas???? Então, ou vc faz parte do meio, ou tira o time, então vamos as torradas de pasta de amendoim com geléia de morango e suco, tava bom. Mas como bom observador, percebi que o problema de obesidade da America do Norte, é o excesso de carboidratos e calorias vazias, o que parece obvio, pra uma galera que come muito pão, massas, bagels, e muita manteiga e sanduíches. No caso, a situação que eu estava era temporária, não tinha opção, o que para mim foi um dia, pois estava no hotel, para eles é o dia-a-dia, pois a comida do hotel reflete o que eles comem normalmente.

INFELIZ tomada



Esqueci de trazer o adaptador de tomada, coisa de amador, como se fosse a primeira vez que isso iria, ou deveria não ter tido acontecido.... Mané.... mas com criatividade, resolvi o problema....estilo McGiver

Peguei um clips de papel, dobrei, amassei usando a gaveta, desmontei o plug e ‘pluguei’ os fios diretamente na tomada.... ainda bem que ninguém viu, senão, tava frito....de nada adiantou, pois não pude navegar na internet....depois de ter um fight com a placa de rede sem fio, cuja qual não consegui fazer funcionar junto com o nosso amigo Windows.... desisti, olha que foram umas 2 horas e fui assistir TV.

Primeira refeição -Janta 1





Decidi que iria comer um hamburger, desci no boteco da frente do hotel e pedi um, o cheiro tava BÃO, claro que tive descontar um pouco a limpeza do local, mas afinal, no primeiro mundo as bacterias são educadas, não vao pular no sanduba de qquer um,

Ahhh, que saudades do GingerAle, pude me deliciar com uma latinha... ahhh, outra...se tem coisa melhor que Cramberry Juice???? Só Bananen zaft(Alemanha) ... delícia, tomei três garrafinhas do suco primo da cereja e morango no primeiro dia, já matei a saudades e a sede ...

Na primeira noite, dormi que nem um anjo.... caido do céu literalmente.